DÚVIDAS, PERGUNTAS & RESPOSTAS
1 - Será que consigo aprender alguma coisa nesses cursos de Detetive por correspondência?
R: Essa é a forma mais comum de se tornar um Detetive Particular há mais de 30 anos. Apesar dos nossos cursos serem BÁSICOS e INTRODUTÓRIOS para a formação e capacitação inicial no ramo de Investigações Particulares, fornecemos os ensinamentos fundamentais para todos aqueles que desejam adquirir conhecimentos, valorizar currículos ou ingressar na atividade. Por isso sugerimos aos nossos alunos que iniciem como auxiliares de profissionais mais experientes e busquem sempre aprimorar e atualizar seus conhecimentos com novos cursos e praticando sempre que possível.
2 - Qualquer pessoa pode fazer esses cursos de Detetive ?
R: Exigimos idade mínima de 18 anos completos. Não exigimos escolaridade mínima pois trata-se de um curso livre de capacitação básica e formação inicial, mas o aluno deverá saber ler e escrever corretamente, gostar de estudar e ter facilidade de auto aprendizado.
3 - Em que áreas posso trabalhar como Detetive?
R: Sempre comercialmente na área privada, para empresas ou particulares. Infidelidade conjugal é a mais procurada. A nova Lei 13.432/2017 autoriza o Detetive Particular a colaborar com INVESTIGAÇÕES CRIMINAIS, desde autorizado pelo cliente/contratante e aceito pelo Delegado de Polícia. Pode atuar também junto a bancos e advogados na localização de devedores e veículos para busca e apreensão, elaboração de dossiês pessoais e comerciais, investigação pré nupcial, monitoramento de adolescentes, gravações e filmagens ocultas, localização de pessoas, investigação de furtos continuados, etc. Poderá trabalhar por conta própria ou como empregado de uma Agência de Investigações devidamente legalizada, pois a atividade possui CBO e Lei que reconhece a profissão.
4 - A investigação criminal é de atribuição exclusiva do Estado?
R: SIM. O detetive não trabalha em delegacias ou ligado as autoridades policiais mas a nova Lei 13.432/2017 em seu artigo 5º autoriza o Detetive Particular a colaborar com INVESTIGAÇÕES CRIMINAIS, desde autorizado pelo cliente/contratante e aceito pelo Delegado de Polícia. O Detetive Particular também pode atuar em áreas que não são de abrangência do Poder Público, como: localização de testemunhas ou confirmação de veracidade de provas para advogados em processos e inquéritos criminais, apuração de furtos continuados em empresas, investigação de fraudes em sinistros para seguradoras inclusive localização de veículos brasileiros no Paraguai, Bolívia, etc.
5 - Além do curso, do que mais preciso para iniciar na profissão por conta própria? Preciso abrir empresa?
R: Precisará do registro como Detetive Profissional Autônomo, que é feito no setor de ISS da prefeitura de sua cidade. A grande maioria das prefeituras exige um certificado de um curso com CNPJ, apesar de ainda ser uma profissão de LIVRE EXERCÍCIO e sem regulamentação. Verifique com eles o procedimento, exigências, documentação e valor para o registro. Infelizmente pela atual legislação o Detetive Particular não pode ser MEI - Micro Empreendedor Individual, portanto será necessária a abertura de empresa individual ou limitada, caso seu município não permita o exercício da atividade de forma autônoma.
6 - Sou obrigado a me registrar na prefeitura ou abrir empresa?
R: Se for trabalhar como empregado, NÃO. Se for atuar na profissão por conta própria, SIM. O cadastro municipal (ou o Alvará) é o documento legal que lhe autoriza a exercer a profissão. Poderá inclusive emitir nota fiscal após o registro municipal. Se você fez o curso apenas para adquirir conhecimento, resolver um caso pessoal ou melhorar o seu currículo não precisará do registro. Mesmo assim sugerimos a todos os alunos que façam o registro e nos enviem cópia do Alvará de Detetive Autônomo emitido pela prefeitura local.
7 - O Detetive tem alguma autoridade?
R: NÃO! Nenhuma autoridade legal. O detetive é apenas um profissional como outro qualquer que atua como prestador de serviços na área privada.
8 - E numa blitz da polícia militar, o que faço se eles questionarem meu documento e distintivo?
R: Você deverá agir normalmente pois constam claramente naqueles materiais o termo DETETIVE PARTICULAR que é uma profissão bastante antiga e respaldada pela Lei 13.432/2017. Leia a página de LEIS DA PROFISSÃO no site e conheça toda a fundamentação legal da sua profissão.
9 - Para que serve a carteirinha com foto emitida pelo curso? E o porta documentos?
R: Nossas carteiras NÃO são documentos oficiais de identificação e NÃO possuem fé pública. São destinadas apenas para identificação junto a clientes e outros Detetives,juntamente com o RG e o registro municipal de Detetive Autônomo. Servem também para se identificar as autoridades policiais se for abordado durante algum serviço em campo, sempre com o registro municipal, comprovando assim que você é Detetive Particular. O porta documentos com nosso distintivo personalizado se destina apenas a guardar e proteger a carteira funcional e melhor apresentação aos clientes. O distintivo de cinto/pescoço é útil em trabalhos disfarçados para uma rápida e discreta identificação.
10 - Qual o prazo de validade das carteirinhas emitidas pelo curso?
R: As carteiras tem validade INDETERMINADA, ou seja NÃO PRECISAM DE RENOVAÇÃO. .
11 - Posso viajar de ônibus sem pagar ou entrar de graça em casa noturnas e eventos?
R: NÃO. O Detetive Particular não tem esse direito. Para evitar esse tipo de uso indevido constam claramente em nosso distintivo e carteiras de identificação os termos "DETETIVE PARTICULAR","ALUNO", "IDENTIFICAÇÃO PEDAGÓGICA", "CURSO DE FORMAÇÃO" e CNPJ da empresa. Dessa forma evitamos que nossas carteiras sejam confundidas com documentos oficiais de identificação de autoridades. NÃO dão direito a qualquer tipo de desconto ou gratuidade, nem a carteira nacional de estudante da UNE.
12 - É permitido o uso do brasão da República? e as tarjas verde e amarelas?
R.: Utilizamos brasão próprio personalizado em nossos distintivos. O uso das tarjas verde e amarela é liberada para uso sem quaisquer restrições conforme o artigo 29 da Lei 5.700/71. Nunca compre porta documentos ou bolachões com brasão da república, pois mesmo sendo disponibilizados em diversos sites na internet podem lhe trazer sérios transtornos.
13 - Esse curso dá direito a porte de armas?
R: NÃO. Também NÃO facilita NEM ajuda na obtenção do porte de armas. Veja no site da Policia Federal toda a regulamentação do assunto.
14 - Qual a duração dos cursos?
R: Você é quem determina a duração estudando de acordo com sua disponibilidade de tempo para ler a apostila, preencher e enviar o teste de avaliação.
15 - Como faço o TESTE DE AVALIAÇÃO e envio minha FOTO?
R: O teste de avaliação é enviado pelo CORREIO juntamente com sua FOTO.
16 - Qual o prazo para envio do certificado + carteiras impressas + porta documentos?
R: O CERTIFICADO IMPRESSO, as CARTEIRAS IMPRESSAS em qualidade LASER, o PORTA DOCUMENTOS de couro e o DISTINTIVO DE CINTO (se comprados) são enviados pelo CORREIO em até 7 dias úteis após o recebimento do seu teste de avaliação e foto, desde que seu curso esteja integralmente pago. O prazo médio de ENTREGA dos correios é de 7 a 10 dias úteis após a postagem.
17 - E para compra parcelada em 2X por depósito ou boleto bancário, como recebo meu material?
R: No pagamento do 1º você terá direito a APOSTILA do curso escolhido, que será enviada pelo CORREIO. 2°enviaremos pelo CORREIO o CERTIFICADO IMPRESSO e as FUNCIONAIS IMPRESSAS em qualidade laser, juntamente com o PORTA DOCUMENTOS + DISTINTIVO (se fizerem parte da sua compra). O envio é feito no prazo máximo de 7 dias úteis após a quitação do curso.
18- Vocês emitem nota fiscal?
R: Não. Pela legislação o Microempreendedor Individual está dispensado de emitir nota fiscal para pessoas físicas, podendo emitir simples recibo se necessário. Não ministramos cursos para pessoas jurídicas.
19 - Voces enviam o curso para quem reside fora do Brasil?
R: Sim. Enviamos o curso (apenas os kits super completos) para qualquer país no exterior, seja de lingua portuguesa ou não. O pagamento poderá ser feito via Western Union ou cartões de crédito via PayPal, em dólares ou na moeda local do seu país. Solicite por e-mail valores e condições.
20 - Como posso tirar mais dúvidas com vocês?
R: Preferencialmente por e-mail, que são respondidos sempre no mesmo dia dentro do horário comercial de 2ª a 6ª feira. Dispomos de chat online para atendimento instantâneo e também WhatsApp.
R: Essa é a forma mais comum de se tornar um Detetive Particular há mais de 30 anos. Apesar dos nossos cursos serem BÁSICOS e INTRODUTÓRIOS para a formação e capacitação inicial no ramo de Investigações Particulares, fornecemos os ensinamentos fundamentais para todos aqueles que desejam adquirir conhecimentos, valorizar currículos ou ingressar na atividade. Por isso sugerimos aos nossos alunos que iniciem como auxiliares de profissionais mais experientes e busquem sempre aprimorar e atualizar seus conhecimentos com novos cursos e praticando sempre que possível.
2 - Qualquer pessoa pode fazer esses cursos de Detetive ?
R: Exigimos idade mínima de 18 anos completos. Não exigimos escolaridade mínima pois trata-se de um curso livre de capacitação básica e formação inicial, mas o aluno deverá saber ler e escrever corretamente, gostar de estudar e ter facilidade de auto aprendizado.
3 - Em que áreas posso trabalhar como Detetive?
R: Sempre comercialmente na área privada, para empresas ou particulares. Infidelidade conjugal é a mais procurada. A nova Lei 13.432/2017 autoriza o Detetive Particular a colaborar com INVESTIGAÇÕES CRIMINAIS, desde autorizado pelo cliente/contratante e aceito pelo Delegado de Polícia. Pode atuar também junto a bancos e advogados na localização de devedores e veículos para busca e apreensão, elaboração de dossiês pessoais e comerciais, investigação pré nupcial, monitoramento de adolescentes, gravações e filmagens ocultas, localização de pessoas, investigação de furtos continuados, etc. Poderá trabalhar por conta própria ou como empregado de uma Agência de Investigações devidamente legalizada, pois a atividade possui CBO e Lei que reconhece a profissão.
4 - A investigação criminal é de atribuição exclusiva do Estado?
R: SIM. O detetive não trabalha em delegacias ou ligado as autoridades policiais mas a nova Lei 13.432/2017 em seu artigo 5º autoriza o Detetive Particular a colaborar com INVESTIGAÇÕES CRIMINAIS, desde autorizado pelo cliente/contratante e aceito pelo Delegado de Polícia. O Detetive Particular também pode atuar em áreas que não são de abrangência do Poder Público, como: localização de testemunhas ou confirmação de veracidade de provas para advogados em processos e inquéritos criminais, apuração de furtos continuados em empresas, investigação de fraudes em sinistros para seguradoras inclusive localização de veículos brasileiros no Paraguai, Bolívia, etc.
5 - Além do curso, do que mais preciso para iniciar na profissão por conta própria? Preciso abrir empresa?
R: Precisará do registro como Detetive Profissional Autônomo, que é feito no setor de ISS da prefeitura de sua cidade. A grande maioria das prefeituras exige um certificado de um curso com CNPJ, apesar de ainda ser uma profissão de LIVRE EXERCÍCIO e sem regulamentação. Verifique com eles o procedimento, exigências, documentação e valor para o registro. Infelizmente pela atual legislação o Detetive Particular não pode ser MEI - Micro Empreendedor Individual, portanto será necessária a abertura de empresa individual ou limitada, caso seu município não permita o exercício da atividade de forma autônoma.
6 - Sou obrigado a me registrar na prefeitura ou abrir empresa?
R: Se for trabalhar como empregado, NÃO. Se for atuar na profissão por conta própria, SIM. O cadastro municipal (ou o Alvará) é o documento legal que lhe autoriza a exercer a profissão. Poderá inclusive emitir nota fiscal após o registro municipal. Se você fez o curso apenas para adquirir conhecimento, resolver um caso pessoal ou melhorar o seu currículo não precisará do registro. Mesmo assim sugerimos a todos os alunos que façam o registro e nos enviem cópia do Alvará de Detetive Autônomo emitido pela prefeitura local.
7 - O Detetive tem alguma autoridade?
R: NÃO! Nenhuma autoridade legal. O detetive é apenas um profissional como outro qualquer que atua como prestador de serviços na área privada.
8 - E numa blitz da polícia militar, o que faço se eles questionarem meu documento e distintivo?
R: Você deverá agir normalmente pois constam claramente naqueles materiais o termo DETETIVE PARTICULAR que é uma profissão bastante antiga e respaldada pela Lei 13.432/2017. Leia a página de LEIS DA PROFISSÃO no site e conheça toda a fundamentação legal da sua profissão.
9 - Para que serve a carteirinha com foto emitida pelo curso? E o porta documentos?
R: Nossas carteiras NÃO são documentos oficiais de identificação e NÃO possuem fé pública. São destinadas apenas para identificação junto a clientes e outros Detetives,juntamente com o RG e o registro municipal de Detetive Autônomo. Servem também para se identificar as autoridades policiais se for abordado durante algum serviço em campo, sempre com o registro municipal, comprovando assim que você é Detetive Particular. O porta documentos com nosso distintivo personalizado se destina apenas a guardar e proteger a carteira funcional e melhor apresentação aos clientes. O distintivo de cinto/pescoço é útil em trabalhos disfarçados para uma rápida e discreta identificação.
10 - Qual o prazo de validade das carteirinhas emitidas pelo curso?
R: As carteiras tem validade INDETERMINADA, ou seja NÃO PRECISAM DE RENOVAÇÃO. .
11 - Posso viajar de ônibus sem pagar ou entrar de graça em casa noturnas e eventos?
R: NÃO. O Detetive Particular não tem esse direito. Para evitar esse tipo de uso indevido constam claramente em nosso distintivo e carteiras de identificação os termos "DETETIVE PARTICULAR","ALUNO", "IDENTIFICAÇÃO PEDAGÓGICA", "CURSO DE FORMAÇÃO" e CNPJ da empresa. Dessa forma evitamos que nossas carteiras sejam confundidas com documentos oficiais de identificação de autoridades. NÃO dão direito a qualquer tipo de desconto ou gratuidade, nem a carteira nacional de estudante da UNE.
12 - É permitido o uso do brasão da República? e as tarjas verde e amarelas?
R.: Utilizamos brasão próprio personalizado em nossos distintivos. O uso das tarjas verde e amarela é liberada para uso sem quaisquer restrições conforme o artigo 29 da Lei 5.700/71. Nunca compre porta documentos ou bolachões com brasão da república, pois mesmo sendo disponibilizados em diversos sites na internet podem lhe trazer sérios transtornos.
13 - Esse curso dá direito a porte de armas?
R: NÃO. Também NÃO facilita NEM ajuda na obtenção do porte de armas. Veja no site da Policia Federal toda a regulamentação do assunto.
14 - Qual a duração dos cursos?
R: Você é quem determina a duração estudando de acordo com sua disponibilidade de tempo para ler a apostila, preencher e enviar o teste de avaliação.
15 - Como faço o TESTE DE AVALIAÇÃO e envio minha FOTO?
R: O teste de avaliação é enviado pelo CORREIO juntamente com sua FOTO.
16 - Qual o prazo para envio do certificado + carteiras impressas + porta documentos?
R: O CERTIFICADO IMPRESSO, as CARTEIRAS IMPRESSAS em qualidade LASER, o PORTA DOCUMENTOS de couro e o DISTINTIVO DE CINTO (se comprados) são enviados pelo CORREIO em até 7 dias úteis após o recebimento do seu teste de avaliação e foto, desde que seu curso esteja integralmente pago. O prazo médio de ENTREGA dos correios é de 7 a 10 dias úteis após a postagem.
17 - E para compra parcelada em 2X por depósito ou boleto bancário, como recebo meu material?
R: No pagamento do 1º você terá direito a APOSTILA do curso escolhido, que será enviada pelo CORREIO. 2°enviaremos pelo CORREIO o CERTIFICADO IMPRESSO e as FUNCIONAIS IMPRESSAS em qualidade laser, juntamente com o PORTA DOCUMENTOS + DISTINTIVO (se fizerem parte da sua compra). O envio é feito no prazo máximo de 7 dias úteis após a quitação do curso.
18- Vocês emitem nota fiscal?
R: Não. Pela legislação o Microempreendedor Individual está dispensado de emitir nota fiscal para pessoas físicas, podendo emitir simples recibo se necessário. Não ministramos cursos para pessoas jurídicas.
19 - Voces enviam o curso para quem reside fora do Brasil?
R: Sim. Enviamos o curso (apenas os kits super completos) para qualquer país no exterior, seja de lingua portuguesa ou não. O pagamento poderá ser feito via Western Union ou cartões de crédito via PayPal, em dólares ou na moeda local do seu país. Solicite por e-mail valores e condições.
20 - Como posso tirar mais dúvidas com vocês?
R: Preferencialmente por e-mail, que são respondidos sempre no mesmo dia dentro do horário comercial de 2ª a 6ª feira. Dispomos de chat online para atendimento instantâneo e também WhatsApp.